segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dica de prevenção...

Dor de cabeça intensa, vômito freqüente e febre. Os sintomas - que muitas vezes podem parecer de uma doença comum, são os principais alertas para que o paciente corra para um médico para verificar se tem meningite. A recomendação dos profissionais é que o paciente não se automedique.
Os especialistas explicam que a meningite é tratada com antibióticos, em altas dosagens, que são aplicadas diretamente na veia do paciente. “Se o paciente toma um antibiótico por conta própria, a dose baixa só atrapalha na recuperação”, afirma o infectologista Orlando Jorge Gomes da Conceição, 45 anos, do Hospital São Luiz. Normalmente, afirma o médico, o doente precisa ficar internado no hospital para se tratar.
Os médicos afirmam que, se descoberta logo no início, a meningite não traz seqüelas e diminui consideravelmente o risco de morte dos pacientes.
A meningite (inflamação das meninges) pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. O médico infectologista do Hospital Albert Einstein, Luís Fernando Aranha Camargo, 45 anos, diz que o exame para detectar se o paciente tem ou não meningite é feito em hospitais, onde é realizado o exame de líquor (retirada de um líquido da medula espinhal). “O procedimento é simples, pouco doloroso e o diagnóstico é eficaz e sai em algumas horas”, explica.
Qualquer pessoa pode ter meningite, mas a doença é mais comum em crianças e jovens. Os idosos, afirma o médico, geralmente tem a meningite pneumocócica.
Ele explica que a meningite pneumocócica oferece mais risco do paciente ter seqüelas como surdez, paralisia cerebral e dificuldade no aprendizado. O tipo meningocócico é o que causa mais mortes de pacientes. Essa meningite, que é transmitida com mais freqüência de uma pessoa para outra, é considerada pelos médicos a mais fácil de ser tratada, desde que a doença seja descoberta logo.
A meningite é transmitida pelo ar ou pelo contato direto com pessoas doentes. No calendário de vacinação do país, está prevista apenas a vacina contra a meningite por hemófilos. Para se prevenir contra a pneumocócica e meningocócica, o paciente tem que procurar a rede particular para se imunizar. A vacina contra a meningocócica é usada apenas em casos de surto. Em 2007, a Secretaria de Estado da Saúde registrou 9.488 casos de meningite e 473 mortes. O número é menor em relação a 2006 quando foram 9.548 casos e 935 mortes.(GB).

Um comentário:

Paty do vale e Rosy Branco disse...

Ola gatissimas
parabéns pelo blog.
adorei as dicas.
ah visitem o meu
bjusss
embuscadaluzvirtual.blogspot.com